A audiência cresceu entre 421% e 577% ao longo do dia 15 de novembro. Análise contou com a participação de emissoras FM brasileiras com presença nos meios digitais.
O primeiro turno das eleições municipais, realizado no dia 15 de novembro, serviu para reiterar a importância do rádio na vida das pessoas, principalmente em eventos de grande impacto, como é a escolha de seus representantes para as instâncias legislativas e executivas. Para se manterem atualizados sobre o comportamento de seus candidatos nas urnas, os ouvintes correram para a sua emissora preferida em busca de notícias sobre o pleito.
A Nextdial, uma startup de tecnologia para rádios FM, realizou uma análise sobre a audiência das emissoras com presença digital a partir da coleta de dados diretamente do streaming. A análise contou com a participação de emissoras FM brasileiras com presença nos meios digitais e que utilizam a plataforma Nextdial Intelligence. Os "impactos" representam o índice de procura pela rádio ou interesse pelo conteúdo da emissora, e "alcance" a quantidade de ouvintes únicos que escutaram a programação.
As emissoras com programação dedicada ao jornalismo (Grupo A), das 6h às 16h alcançaram em média 2.801 ouvintes (aumento de 421% em comparação à média com os 10 domingos anteriores) e 5.952 impactos (aumento de 480%). Das 16h às 0h, a faixa de horário que compreende a proximidade do encerramento da votação, divulgação das pesquisas de boca de turno e o início da apuração em todo o país, divulgação dos resultados e repercussão jornalística, foram 8.492 ouvintes (aumento de 448%) e 23.140 impactos (aumento de 528%).
As emissoras com programação musical e cobertura jornalística das eleições (Grupo B), das 06 h às 16 h somaram 652 ouvintes (uma queda de 2% em comparação ao domingo anterior) e 1.099 impactos (uma queda -15%). A partir do encerramento da votação, até o anúncio dos eleitos - das 16h às 0h -, a situação mudou radicalmente: essas emissoras registraram um aumento de 557% no número de ouvintes, somando 1.823 ouvintes, enquanto os impactos somaram 3.665, aumento de 557%.
Comparação com a média dos 10 domingos anteriores
A Nextdial optou também por comparar os números do último dia 15 com os 10 domingos anteriores para ter uma visão sobre a movimentação da audiência em uma faixa maior de semanas. O resultado é o seguinte:
As emissoras do Grupo A, das 6h às 16h, alcançaram nas últimas 10 semanas uma média de 665 ouvintes e 1.292 impactos. Das 16h às 0h, foram 327 ouvintes e 1.083 impactos.
As emissoras do Grupo B, das 06 h às 16 h, alcançaram uma média de 665 ouvintes e 1.292 impactos. Das 16h às 0h essas emissoras registraram uma média de 327 ouvintes, enquanto os impactos chegaram a 1.083.
Nextdial é uma startup de tecnologia especializada em streaming de áudio para o mercado de radiodifusão. Através da plataforma Nextdial Intelligence, coleta - em tempo real e sem intervenção humana - audita e entrega dados qualificados sobre a audiência em todos os dispositivos e comportamento dos seus ouvintes, garantindo às emissoras e aos anunciantes inteligência em estratégias publicitárias com áudio programático.
A empresa também realiza o NextOnDial, primeiro estudo detalhado da audiência nas plataformas digitais dos radiodifusores no Brasil. Os números revelados neste anúncio farão parte do consolidado de audiência durante as eleições a serem divulgado após a realização do segundo turno.
Mais informações sobre a plataforma Nextdial e o segunda análise NextOnDial em www.nextdial.com.br
Videos
Social FonteMidia
Curta nossa página
Além disso, você está convidado a se conectar com a gente nos seguintes sites de mídia social.